Como montar equipes multidisciplinares de sucesso em sua empresa

Profissionais com habilidades e conhecimentos variados trazem diversos benefícios

 

Você já ouviu falar em equipe multidisciplinar? Trata-se de um time de profissionais com características diferentes e diversidade em habilidades, personalidade, conhecimentos, vivências e experiências.

 

A equipe é montada com o objetivo de trabalhar para um único propósito. Entretanto, o grupo de funcionários é heterogêneo, para que cada um consiga contribuir com um tipo de experiência e conhecimento, por isso o nome “equipe multidisciplinar”.

 

São inúmeras as vantagens de montar uma equipe com essas características. A troca de experiências é a maior de todas, pois você terá um grupo de funcionários completo.

 

A habilidade que falta em um é suprida pelo conhecimento do outro no início e, com o tempo, todos conseguem evoluir. Desta forma, o ambiente de trabalho torna-se um local de constante aprendizagem.

 

A integração da equipe também é maior com essa formação, uma vez que aqueles colaboradores que possuem dificuldade com certa função serão auxiliados por outros que têm conhecimentos específicos diferentes.

 

Quer saber como montar uma equipe multidisciplinar de sucesso? Confira a dica de especialistas em Recursos Humanos:

 

1 – Conheça o potencial de cada colaborador

Para que você consiga criar uma equipe multidisciplinar, é preciso que, inicialmente, você conheça o potencial de cada colaborador. Na hora de recrutar os profissionais, conheça as principais características e tenha em mente o que te levou a fazer determinada contratação.

 

Além disso, tente verificar sempre se as características do profissional são compatíveis com o cargo que ele vai exercer. Por exemplo, se a função exige paciência, certifique-se de que o funcionário que está sendo contratado tem a capacidade de agir de forma calma quando for necessário.

 

 

2 – Defina claramente os papéis de cada funcionário

Por mais que todos estejam envolvidos no mesmo projeto, evite que haja confusão na hora de efetivamente por a mão na massa. Deixe bem claro qual é o papel de cada um no grupo e separe as funções por habilidade e competência.

 

Deixe claro que não há problemas em trocar experiências e ajudar o colega, mas que cada um tem sua função pré-determinada e que ela deve ser cumprida apropriadamente.

 

 

3 – Priorize o bem-estar coletivo

Crie um ambiente que seja confortável para todos e priorize a necessidade dos colaboradores de forma geral. Tente se policiar para não beneficiar um indivíduo ou uma parte do grupo. Isso pode gerar conflitos e interferir na produtividade.

 

 

4 – Realize reuniões e dê feedbacks

Faça reuniões periódicas para saber o andamento do projeto, conhecer o entrosamento do grupo, as necessidades e saber se a equipe multidisciplinar que você montou está sendo eficiente.

 

Caso não esteja, considere remanejar profissionais para outros grupos, dar feedbacks, estipular metas a serem atingidas ou melhorar as condições de trabalho para que haja maior afinidade entre os membros da equipe.

 

Compartilhe!

FAQ

O Radar é um mapa que aparece para o contratante no momento da busca do candidato. Ele contém a geolocalização dos candidatos encontrados através da busca e das #hashtags.
Não!
Não. Estar no radar significa que o candidato está disponível para fazer uma entrevista de trabalho, enquanto que ao desativá-lo ele não aparecerá nos resultados de busca mas manterá todas as suas informações armazenadas para próximas oportunidades.
Sim, seus dados ficarão armazenados por 6 meses após desativação de sua conta.
Não. Somente o CPF do candidato poderá ser utilizado.
Não é possível criar a conta Rhapidus sem CPF.
Sim. Seu vídeo currículo estará disponível para todos os interessados em seu perfil, e será mostrado no momento da busca pelo contratante no Radar de Empregos.
Você pode acessar em seu Estado a página da Secretaria de Segurança Publica. Para São Paulo por exemplo seria: http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx
Não! Nós da Rhapidus somos diferentes das outras plataformas de empregabilidade!
Na página de seu perfil você poderá editar todos os dados do seu perfil.
Sim. Na página de seu perfil você poderá editá-los quando e quantas vezes quiser.
Não, a geolocalização disponibilizada para os contratantes é aproximada, somente para determinar a proximidade da residência do candidato diante do local de contratação.
Sim. Se no momento de seu cadastro profissional esses cursos e faculdades foram inseridos, o contratante a qualquer tempo poderá solicitá-los.
Não, apenas maiores de 18 anos podem usar a plataforma.
As palavras chave ou #hashtags são as suas melhores virtudes ou habilidades específicas. No caso de um confeiteiro por exemplo, o candidato poderia inserir #pãodequeijo #bolodechocolate #croissant #festadeaniversario #SENAC
Sim. Na tela do seu perfil, lado superior direito há um ícone em formato de lupa para essa função.
Na página inicial, clique em "esqueci minha senha".
Na página de seu perfil você poderá editar seu novo endereço.
Sim, rhapidus@contato.com
Não, sem problemas. Mas o contratante pode não mais tentar contata-lo. O ideal é sempre desligar o radar quando estiver indisponível.
Esse campo é destinado a atividades relacionadas às suas habilidades específicas, vídeos de seu trabalho (uma palestra por exemplo), depoimentos de pessoas, testemunhos de suas habilidades, antigos contratantes falando sobre você...
Sim, em sua tela de perfil desative o modo Radar.
Sim, este vídeo é opcional. Porém suas chances de contratação diminuem muito, pois o contratante não terá acesso ao seu vídeo-currículo no momento da análise de candidatos.
Sim! É muito importante para nós sabermos que você foi contratado!
Não, o app precisa estar online para funcionar. Prepare-se para a entrevista! Você já sabe antecipadamente o dia e horário de sua entrevista. Mesmo assim, a Rhapidus irá lhe avisar 15 minutos, e também 1 minuto antes do início da chamada pelo contratante.
Mas, não havendo sinal, não haverá a entrevista.
Não há campo para pretensão salarial. A Rhapidus decidiu por não pedir sua pretensão salarial pois em muitos casos, por alguns Reais a mais, o candidato não é encontrado pelo contratante no momento da busca. Aproveite o momento da vídeo entrevista para negociar seu salário!

Alameda Lorena, 1611 – conjunto 12 – Jardim Paulista – São Paulo – SP – 01424-002

contato@rhapidus.com