Você sabe o que é um headhunter?

Você sabe o que é um headhunter? Em inglês, significa “caçador de cabeças”, responsável por selecionar os melhores profissionais do mercado em áreas executivas. Na prática, ele é um mediador entre empresa e profissional, sempre alinhando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional.

 

Sua obrigação é avaliar detalhadamente o cargo, função e na maioria das vezes, deve conhecer até mesmo o perfil da pessoa que estará ligada ao candidato para que ambos possam estabelecer um relacionamento de confiança mútua e duradouro.

 

O networking de um headhunter é o que o diferencia de um recrutador. Confiável, possui muita credibilidade para obter a confiança de ambos os lados. Suas habilidades vêm de sua vivência e experiências anteriores em vários cargos e funções e de seu poder de negociação e convencimento.

 

Dificilmente seleciona alguém só pelo seu currículo, ele literalmente “caça” os melhores profissionais. Existe uma grande possibilidade de os melhores já estarem empregados, portanto precisa fazer também um processo de coaching. Neste caso, as perguntas devem ser muito bem colocadas para saber se o candidato está feliz na empresa em que se encontra ou se almeja maiores desafios. Em alguns momentos, o coach é o diretor da empresa e em outros é o próprio candidato.

 

Em alguns casos, o headhunter pode oferecer até mesmo uma “luva”, ou maiores benefícios para que um candidato saia de uma empresa para se aventurar em outra.

 

O Headhunter não cobra taxas, ele recebe da empresa que o contrata. 

 

Voce sabe qual é o perfil de um headhunter?  

– Ter concentração e foco;

– Ser confiante em si mesmo, ter iniciativas e saber liderar;

– Ser empreendedor, ser um pouco detetive, ter uma visão muito ampla de todos os ângulos da empresa, identificando se aquele cargo é realmente necessário;

–  Saber analisar o descritivo de função, o organograma, a missão e a visão da empresa para o futuro, pois em muitos casos o que a diretoria pensa precisar não é a sua real necessidade;

– Ser entusiasmado, persistente, resistente e ambicioso. Aqui existe um jogo onde ganha a empresa, o candidato e o headhunter. Se um dos lados não ficar satisfeito, então não foi uma boa contratação. É preciso acompanhar o desenvolvimento do candidato na empresa;

– Ser resistente as frustrações e saber tirar proveito do fracasso;

– Ser comunicativo, agradável e discreto. O sigilo é muito importante para que as contratações tenham êxito;

E por último, saber administrar o tempo!

Compartilhe!

FAQ

O Radar é um mapa que aparece para o contratante no momento da busca do candidato. Ele contém a geolocalização dos candidatos encontrados através da busca e das #hashtags.
Não!
Não. Estar no radar significa que o candidato está disponível para fazer uma entrevista de trabalho, enquanto que ao desativá-lo ele não aparecerá nos resultados de busca mas manterá todas as suas informações armazenadas para próximas oportunidades.
Sim, seus dados ficarão armazenados por 6 meses após desativação de sua conta.
Não. Somente o CPF do candidato poderá ser utilizado.
Não é possível criar a conta Rhapidus sem CPF.
Sim. Seu vídeo currículo estará disponível para todos os interessados em seu perfil, e será mostrado no momento da busca pelo contratante no Radar de Empregos.
Você pode acessar em seu Estado a página da Secretaria de Segurança Publica. Para São Paulo por exemplo seria: http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx
Não! Nós da Rhapidus somos diferentes das outras plataformas de empregabilidade!
Na página de seu perfil você poderá editar todos os dados do seu perfil.
Sim. Na página de seu perfil você poderá editá-los quando e quantas vezes quiser.
Não, a geolocalização disponibilizada para os contratantes é aproximada, somente para determinar a proximidade da residência do candidato diante do local de contratação.
Sim. Se no momento de seu cadastro profissional esses cursos e faculdades foram inseridos, o contratante a qualquer tempo poderá solicitá-los.
Não, apenas maiores de 18 anos podem usar a plataforma.
As palavras chave ou #hashtags são as suas melhores virtudes ou habilidades específicas. No caso de um confeiteiro por exemplo, o candidato poderia inserir #pãodequeijo #bolodechocolate #croissant #festadeaniversario #SENAC
Sim. Na tela do seu perfil, lado superior direito há um ícone em formato de lupa para essa função.
Na página inicial, clique em "esqueci minha senha".
Na página de seu perfil você poderá editar seu novo endereço.
Sim, rhapidus@contato.com
Não, sem problemas. Mas o contratante pode não mais tentar contata-lo. O ideal é sempre desligar o radar quando estiver indisponível.
Esse campo é destinado a atividades relacionadas às suas habilidades específicas, vídeos de seu trabalho (uma palestra por exemplo), depoimentos de pessoas, testemunhos de suas habilidades, antigos contratantes falando sobre você...
Sim, em sua tela de perfil desative o modo Radar.
Sim, este vídeo é opcional. Porém suas chances de contratação diminuem muito, pois o contratante não terá acesso ao seu vídeo-currículo no momento da análise de candidatos.
Sim! É muito importante para nós sabermos que você foi contratado!
Não, o app precisa estar online para funcionar. Prepare-se para a entrevista! Você já sabe antecipadamente o dia e horário de sua entrevista. Mesmo assim, a Rhapidus irá lhe avisar 15 minutos, e também 1 minuto antes do início da chamada pelo contratante.
Mas, não havendo sinal, não haverá a entrevista.
Não há campo para pretensão salarial. A Rhapidus decidiu por não pedir sua pretensão salarial pois em muitos casos, por alguns Reais a mais, o candidato não é encontrado pelo contratante no momento da busca. Aproveite o momento da vídeo entrevista para negociar seu salário!

Alameda Lorena, 1611 – conjunto 12 – Jardim Paulista – São Paulo – SP – 01424-002

contato@rhapidus.com